Xadrez

                                  HISTÓRICO:

 

Xadrez no Mundo

Jogo dos jogos: eis sua magestade o Xadrez!

Xeque-mate, diz o vencedor de uma partida de xadrez. Mas de onde se originou tão inteligente jogo? Ao que tudo indica, o Xadrez foi inventado na Índia, no século 7, e era chamado de Chaturanga. Seu tabuleiro era dividido em quatro partes, nas quais quatro exercitos lutavam entre si. Da Índia, o jogo chegou ao Oriente Médio, na Pérsia, onde se chamou Chatrang, mudando novamente para Shatranj com a tomada da Pérsia pelos árabes. Partindo para a Europa medieval, os estudos indicam que o jogo pode ter chegado por meio do Islamismo, espalhando-se por inúmeras regiões e adquirindo mudanças locais. Mas foi somente por volta do século 18 que o Xadrez adquiriu sua forma difinitiva.

O formato do jogo:

Hoje um jogo de Xadrez tem dois participantes e o tabuleiro onde é jogado, possui 64 quadrados, as quais são chamadas de casas com dois grupos de peças, uma brancas e outra pretas, sendo: um rei, uma dama, dois bispos, dois cavalos, duas torres e oito peões. Se no século 12 as peças representavam o Exército, simbolizando uma guerra, com a chegada do jogo na Europa as peças passaram a representar a corte e foi nesse mesmo continente que o tabuleiro quadriculado de preto e branco adquiriu o formato atual.

Muitos fazem do jogo de  Xadrez  um complemento de estudo, pois se trata de uma ferramenta didática que desenvolve o raciocínio lógico e obriga o aluno a pensar com agilidade e estratégia, melhorando o poder de concentração e criatividade. Além disso, o Xadrez repassa pelas regras alguns valores éticos essenciais para qualquer ser humano.

Brasil

No Brasil, os campeonatos nacionais ocorrem desde 1927, sendo que o primeiro campeão foi Souza Mendes em campeonato disputado no Rio de Janeiro. O primeiro campeonato brasileiro feminino ocorreu em 1960 na cidade de Brusque e a primeira campeã foi Dora Rúbio.

Na literatura enxadrística, o Xadrez Básico, escrito pelo médico e mestre nacional Orfeu D’Agostini, influenciou gerações de enxadristas brasileiros, assim como o Manual de Xadrez, de Idel Becker e publicado em 1948. O Xadrez Básico tornou-se um best-seller no Brasil, tendo sido publicado pela primeira vez no ano de 1954. Na atualidade, um dos autores mais importantes é o MI Rubens Filguth que escreveu uma biografia de um dos mais importantes enxadristas brasileiros, intitulada Mequinho, o perfil de um gênio, a obra de referência Xadrez de A a Z e organizado a coletânea de ensaios A Importância do Xadrez, dentre outras obras.

Henrique Mecking, mais conhecido como Mequinho, é considerado o mais importante enxadrista brasileiro tendo alcançado o seu auge no ano de 1977, quando foi considerado o terceiro melhor jogador do mundo, superado apenas por Anatoly Karpov e Viktor Korchnoi. Todavia, uma doença grave, a miastenia, que compromete seriamente o sistema nervoso e os músculos, fez Mequinho abandonar as competições em 1978. No estágio mais grave da doença passou a frequentar os cultos da Renovação Carismática Católica. Ao se recuperar, passou a dedicar-se integralmente à religião, mas sempre alimentou a esperança de voltar a jogar xadrez. Finalmente voltou a jogar em 1991, num match de seis partidas contra o grande mestre Pedrag Nikolic. Em 2001, venceu Judit Polgar, a maior enxadrista do mundo. Mequinho vem participando de diversos torneios pela Internet e é atualmente um Grande Mestre Internacional, com uma pontuação de 2.565 no rating FIDE, ocupando a quarta posição no ranking brasileiro no início de 2008. No ano de 2009, a CBX organizou o I Campeonato Brasileiro pela Internet, disputado nos servidores do Internet Chess Club, cujo campeão foi o GM Henrique Mecking após final contra o GM Rafael Leitão, sendo o título decidido em um tie-brake.

Em 2011, o campeão brasileiro pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) é o GM Rafael Leitão, título conquistado no 78º Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez realizado em Campinas. A campeã brasileira é Artêmis Cruz (ainda sem título FIDE), título conquistado no 51º Campeonato Brasileiro Feminino, realizado no Balneário Camboriú.

      No Instituto Estadual de Educação, colocamos a Modalidade de Xadrez masculino e feminino a disposição da comunidade escolar já a partir de 1996 com o objetivo de formarmos equipes para participar dos JOGOS METROPOLITANOS ESCOLARES DE FLORIANÓPOLIS, categorias sub-14 e sub-17, promovidos pela Fundação Municipal de Esportes.

   De lá para cá, obtivemos expressivos resultados a nível municipal, regional e nacional sendo que o Atleta de maior destaque que já passou em nossas categorias de base foi sem dúvida o aluno Kaiser Luís Mafra, que já disputou diversos Jogos Abertos, tendo tornado-se inclusive bi-campeão brasileiro da modalidade, ele que já atuou como técnico em diversas cidades do interior,foi presidente do Clube de Xadrez de Florianópolis e é o atual presidente da Federação Catarinense de Xadrez.

 

  Prof. Kaiser Luiz Mafra

Hoje atua também na qualidade de professor técnico no Departamento de Esportes do IEE na modalidade de Xadrez, o que vem constituindo na marca de um legado ao longo dos anos nas diversas modalidades esportivas que possuímos.

As maiores conquistas nestes anos de existência da Modalidade foram obtidas pelo naipe feminino, com a presença da atleta Thayane Medeiros e com especial destaque para a aluna Amanda Paul Dull, que foi inclusive homenageada na Assembléia Legislativa no dia 08/06/2010, quando da passagem dos 118 anos de fundação do Instituto Estadual de Educação, pois neste mesmo ano foi campeã estadual nos JESC ( categoria de 15 a 17 anos) e representou SC em Goiânia nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, obtendo a 10ª colocação. Outros destaques estão sendo: a atleta Elana Silva de Souza e seu irmão, o atleta Jonatan da Silva de Souza, ambos participam de competições a nível regional, estadual e nacional. No naipe masculino, os destaques foram também: o atleta Valter Harlizon Olabarrera e Thiago Bonotto.

Nossos Alunos participaram também no dia 16 de setembro de 2010 em Santo Amaro da Imperatriz do IIº Torneio Aberto, onde conseguiram 2 troféus: Maior delegação com 33 Atletas e Campeã Feminino, além de algumas premiações individuais de destaque.

  Atualmente, contamos com um total de 70 Alunos Atletas devidamente cadastrado em nosso Departamento de Esportes, sendo no masculino: 42 do ensino fundamental e médio do IEE, com alguns da comunidade incluídos.. Já no feminino contamos com 28 alunas do ensino fundamental, médio do IEE e algumas outras da comunidade incluídas.

 Promovemos  todos os anos intercâmbio, trazendo campeões municipais para realização de simultâneas de Xadrez, bem como realizamos as seletivas escolares, onde tiramos os melhores para representar a Escola na OLESF, OLESC , JESC, Joguinhos Abertos e Jogos Abertos de Santa Catarina, jogos estes oficiais, promovidos dentro do calendário anual da FESPORTE.

Horários de atendimento: Nas 5ª feiras no período matutino das 08h15min às 11h15min e vespertino das 14h15min às 17h15min.

                               Maiores Informações no telefone: 48 3251.1860 com Prof. Sérgio ou Geraldo.

 

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode