Futebol de Salão Feminino

  A História do Futsal Feminino

Um pouco sobre a história do Futsal Feminino no Brasil

 

Em 08/01/83 o Conselho Nacional de Desportos (CND) oficializou a prática de Futsal para mulheres. A partir desta data os campeonatos começaram a surgir em vários estados. A necessidade de expandir a prática do futsal feminino no Brasil, e no mundo teve como principal motivo aumentar o número de praticantes também no feminino para incluir a modalidade nas olimpíadas, pois para a modalidade entrar nas olimpíadas precisa ser dos dois sexos.

 

O primeiro campeonato oficial organizado pela CBFS foi a I Taça Brasil de Clubes, realizada em Mairinque – SP em janeiro de 1992 com a participação de 10 equipes indicada por suas Federações, passadas apenas duas décadas, o que se observa é uma evolução significativa: em âmbito nacional, além da tradicional Taça Brasil de Clubes, que em 2003 completou a XII edição, formou-se pela primeira vez uma Seleção Brasileira do gênero.

 

O futsal feminino, a exemplo do que ocorreu com o masculino, chegou à era do profissionalismo, isto é, o que era diversão passou a ser ofício. Com o advento da Seleção Brasileira da categoria principal, a Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) demonstra o seu interesse em fomentar intercâmbios internacionais.

 

Para a admissão do futsal nos Jogos Olímpicos há indícios de que essas projeções têm uma relação estreita, também, com o fato de o nível técnico se encontrar em processo acelerado de desenvolvimento.

 

É sensível a expansão do futsal feminino em todo o território nacional. Prova disso, é o fato de a 16ª Taça Brasil de Clubes da categoria principal ser disputada por 25 equipes de 20 estados diferentes.

 

Há um departamento de futsal feminino na CBFS; uma Liga de futsal feminino; uma seleção brasileira de futsal feminino; campeonato brasileiro de clubes na categoria principal e nas de base. Em decorrência disso, encontramos independentemente da localidade, profissionais ligados e alunos interessados no futsal feminino e, evidentemente, mais meninas se iniciando no futsal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Histórico do Futsal Feminino no IEE/ADIEE Florianópolis

 

O Futsal Feminino do Instituto Estadual de Educação teve início em julho de 1999, onde o Professor Rogério Julis Richter, professor das EDA nesta época e já trabalhando com o futsal masculino observou a necessidade da modalidade no naipe feminino, que estava em fase de crescimento no Brasil, mas sem nenhum em Santa Catarina e principalmente na Nossa cidade.

A modalidade do Futsal Feminino IEE teve início com uma turma de três meninas do IEE na primeira semana de aula, logicamente começou a ter mais procura e assim se solidificou. No ano de 2000 foi feito uma equipe adulta que participou da primeira competição em Santa Catarina (a Copa Colombo de Futsal Feminino), neste ano ficamos em segundo lugar, com este resultado ouve mais procura na modalidade.

            Em 2001 o IEE/ADIEE foi convidado a representar o futsal feminino na 1º OLESC - Olimpíada Escolar Catarinense representando a cidade de Florianópolis, dois anos depois também os Joguinhos Abertos, que foram criados para suprir o crescimento repentino da modalidade. O IEE/ADIEE é até hoje o representante d Florianópolis na modalidade no cenário estadual.

            Além de Joguinhos e OLESC que já está na 12º edição, participa também Jogos Escolares de SC (JESC), do Moleque Bom de Bola, do campeonato Estadual e da Liga Regional da Grande Florianópolis. No IEE aconteceram já quatro edições da COPA IEE de futsal feminino, indo para o 5º ano em 2012.

            Já passaram pelo IEE/ADIEE por orientação do Professor Rogério mais de 470 Alunos/Atletas, todos feitos na base, alguns sendo destaques estaduais e até nacionais. Nosso melhor resultado foi o segundo lugar no Estadual da OLESC no ano de 2004, fazendo oito jogos com sete vitórias e uma derrota (a final).

Atualmente o Instituto Estadual de Educação totaliza 70 Alunas/Atletas devidamente matriculados e freqüentando os treinamentos orientados pelo Professor Rogério. Todas são convocados para as competições para representar a Escola e a Cidade nas competições da Modalidade que se realizam à nível escolar e de rendimento em diversas categorias, neste ano estaremos fazendo doze anos da modalidade

 

A iniciação ao futsal feminino

 

É importante percebermos que a iniciação ocorre nas escolas, cabendo então ao professor (a) oportunizar a prática para ambos os sexos. Para que isso ocorra, é necessário que possíveis comparações com o futsal masculino devem ser sumariamente evitadas, pois são, minimamente, inoportunas.

Mulheres têm de ser comparadas entre si. Assim terão respeitada sua individualidade; as meninas poderão se iniciar no futsal sem a responsabilidade e/ou o objetivo de terem de se comportar como os meninos naquilo que fazem para serem aceitas pelos (as) professores (as).

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode