Tênis de mesa

      HISTÓRICO:

      Os primeiros relatos sobre TÊNIS DE MESA são da segunda metade do século XIX na Inglaterra, revelando um jogo rude, iniciado por estudantes com livros dispostos no lugar da rede, e por militares que o praticavam com equipamentos improvisados no país e no exterior.

      As raquetes eram de madeira, papelão ou tripa de animal, cobertas algumas vezes por curtiça, lixa ou tecido; bolas de curtiça ou borracha, redes de diferentes alturas e mesas de diversos tamanhos.  Nesta época não havia uma regra fixa para o esporte, sendo praticado de diversas maneiras.

      Nesse mesmo século, o inglês James Gibb, voltou de uma viagem aos Estados Unidos com bolas de celulóide, imaginando ser útil para o jogo. Gibb associou o som produzido pelo contato da bola com a raquete com as palavras pingue-pongue, dando origem ao nome do jogo. Ele submeteu este nome a um amigo de nome John Jaques, fabricante de produtos esportivos, que registrou-o em todo o mundo. Mais tarde, os direitos de registro do nome foram vendidos para Parker Bros;

A marca PINGUE-PONGUE foi registrada por Parker Brothers, que exigiu uma soma enorme de dinheiro da Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos(EUA-USATT), para  uso legal da marca. Em resposta a comunidade deu para o esporte seu próprio nome: TÊNIS DE MESA.

      O jogo passou a ser uma mania elegante na virada do século. O jogo cresceu de maneira rápida devido principalmente a invenção da borracha de pinos em 1902, criando uma diferença de nível muito grande entre experts e iniciantes.

      A Modalidade foi formalmente constituída no ano de 1926 na Inglaterra através da fundação da ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa), sendo organizado no mesmo ano em Londres o primeiro campeonato mundial.As regras de mais de 150 associações foram unificadas formando todos os aspectos relativos aos equipamentos de jogo e ao andamento da partida.

No Brasil o Tênis de Mesa foi implantado como prática esportiva trazida por turistas ingleses mais ou menos em 1905. Pode-se   fixar o ano de 1912 como início das atividades organizadas do Tênis de Mesa no País, pois até então este era praticado somente em casas particulares e em clubes. Naquele ano foi disputado o primeiro campeonato por equipes na cidade de São Paulo.

Até 1942 o esporte seguiu com altos e baixos no País, quando atletas cariocas representados por De Vicenzi, A. Neves e G. Ferreira, e paulistas representados por Bolonga, F. Nunes, e W. Silva, aprovaram a tradução das regras e assinaram convênios que levaram à oficialização do Tênis de Mesa pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos). Atualmente, através da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, este esporte está organizado em todos os estados do Brasil, que congregam mais de 20.000 atletas.

O Tênis de Mesa tornou-se esporte Olímpico à partir das Olimpíadas de Atlanta (EUA) no ano de l985.

No Instituto Estadual de Educação foi implantado como esporte oferecido a comunidade escolar a partir de 1996 no Departamento de Esporte Escolar tendo o professor Sérgio Roberto Schmidt como responsável pelas equipes masculina e feminina, obtendo ótimos resultados na participação dos Jogos Metropolitanos Escolares de Florianópolis. Mais tarde, deram continuidade aos trabalhos os professores Márcio Mafra e Dulcimar Antônio Grando (Pipoca) retornando o professor Sérgio em meados do ano de 2005, onde que pela primeira vez sediamos o Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa no mês de novembro no Complexo Esportivo “Rozendo Vasconcelos de Lima.  Neste Evento há de se destacar a presença de Atletas de renome, como o caso de Hugo Hoyama, Thiago Monteiro, Gustavo Tsuboi, entre outros.

É importante salientar que tivemos a participação de dois atletas da ADIEE representando Santa Catarina: Daniel Rieping Claudino na categoria Juvenil (hoje encontra-se residindo na Espanha), onde na época cursava o ensino médio e Cleyton Gilmar Vilpert na categoria Infantil e que hoje estuda no ensino superior.

Atualmente o Instituto Estadual de Educação conta com um total de 50 Alunos Atletas devidamente matriculados e freqüentando os treinamentos, sendo no masculino: 04 da Escola de Aplicação, 28 do ensino fundamental e ensino médio do IEE e 02 da comunidade, totalizando 34; no feminino:  01 da Escola de Aplicação, 15 alunas do ensino fundamental e médio do IEE.e nenhuma aluna da comunidade, totalizando 16. Todos são convocados para seletivas internas para escolha da seleção de atletas que irão representar a Escola durante as competições da Modalidade que se realizam à nível escolar, tais como: OLESF, OLESC , JESC e Joguinhos, nas diversas categorias e naipes existentes, treinados pelo experiente técnico da Fundação Municipal de Esportes, o professor Gilmar Magaton Aleixo.

Horários de atendimento: Nas 3ª feiras no turno matutino das 08h15min às 11h15min e no vespertino das 14h15min às 17h15min.

Maiores informações no telefone 48 3251.1860 com professor Sérgio ou Geraldo.

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode