Surfe e Bodyboard

Histórico da Modalidade de Surfe e Bodyboard

 

Em 2004, por iniciativa dos professores Geraldo do Vale Pereira e Lúcio José Bento o Instituto Estadual de Educação (IEE) participou do Campeonato de Surfe denominado Surfestudantil. Logo após esta participação e de posse do relatório da competição, foi encaminhado a Coordenação Geral do IEE o pedido de oficializar a modalidade de Surfe e Bodyboard no Departamento de Esporte Escolar do IEE (DEE/IEE). A Professora Bernadete Piazza, Coordenadora do Geral do IEE na época, tomou a frente da iniciativa e agendou na Secretaria de Educação, uma audiência com então Secretário de Educação Professor Jacó Anderli. Após este encontro a modalidade de Surfe e Bodyboard, passou a fazer parte do DEE/IEE.

Em março de 2005 ocorreu a aula inaugural de Surfe e Bodyboard (foto01) no Auditório Pedro Bosco (IEE). Estavam presentes, pais, alunos, professores, Coordenação Geral do IEE, Federação de Surfe de Santa Catarina e convidados. Neste dia foram apresentados o programa curricular, as normas de funcionamento e as perspectivas da modalidade. Destacamos, que como sendo uma modalidade que seria desenvolvida fora do ambiente escolar (prédio físico), era necessária responsabilidade de todas as partes envovidas. Assim com uma iniciativa inovadora na Educação Pública no Estado de Santa Catarina o IEE deu início a um novo e moderno jeito de desenvolver o esporte escolar, era desejo dos nossos alunos. 

Em abril de 2005, no Sul da Ilha de Santa Catarina – Praia da Armação e do Matadeiro, ocorreu a primeira aula de surfe e Bodyboard do IEE (foto 02).

         Com material alugado (2 pranchas e cordinhas), mais com muita motivação de todos. Pouco tempo depois foram adquiridos pranchas, cordinhas e outros materiais.

Como as aulas aconteciam na praia era necessário ter uma base de apoio. Para tanto foi alugada uma casa na Praia da Armação, que ficou conhecida como a casa do surfe.

As aulas praticas ocorriam sempre as quartas, quintas e sábados. As atividades teóricas eram realizadas no Complexo Esportivo do IEE sempre as segundas feiras no final da tarde.

         Paralelo as aulas da modalidade, foram realizadas atividades de cunho Sócio Cultural como: Caminhadas ecológicas, Cata ao lixo, Eventos de Proteção ao Meio Ambiente, Participação em Campeonatos, Excursões para Acompanhar Campeonatos Nacionais e Internacionais de Surfe, Seção de Filmes de Surfe, Aulas de Yoga e Pilates e também palestras com profissionais do Surfe.

         Contudo, em dezembro de 2008, as atividades da Modalidade de Surfe e Bodyboard se deram por encerradas. “The answer my friend is blowing in de Wind”. (Bob Dylan)

 

Prof.: Geraldo do Vale Pereira                            Prof.: Lúcio José Bento

 

 

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode