Handebol

HISTÓRICO DA MODALIDADE DE HANDEBOL DA ADIEE

 

 

Introdução:

 

A modalidade de handebol teve inicio no IEE/ADIEE no ano de 1971 com a realização da Olimpíada de Florianópolis. A equipe feminina sagrou-se campeã sob a orientação da Professora Maria Helena Bonoldo e Professora Mafalda Sprigmonn, já o masculino não teve êxito nessa competição.

Em 1972 o Instituto Estadual de Educação passou a responsabilidade da modalidade para o Professor Ivair De Lucca, recém chegado assumiu todas as categorias em ambos os naipes.

 

 

As Equipes:

 

            No segundo semestre de 1972, foi realizado os Jogos Escolares, sob a orientação do Professor Ivair De Lucca, o IEE sagrou-se campeão invicto tanto no Feminino como no masculino e a modalidade passou a ser considerada na ADIEE, como apta a competir em nível estadual. Em 1973 tanto ambas as equipes sagraram-se campeãs dos jogos escolares nas categorias juvenil e infantil, formando a base para Florianópolis nos Jogos Escolares de Santa Catarina – JESC e como sagrou-se campeão tanto no masculino como no feminino fechou a base juntamente com o Colégio Catarinense para representar o Estado nos Jogos Escolares Brasileiros – JEBS em julho de 1973.

            Após a participação das equipes do IEE no JEBS teve inicio os trabalhos de base em todas as categorias da ADIEE, onde ocorreu a participação em massa dos professores de Educação Física que ao encontrar indícios de talentos, encaminhavam estes jovens para o treinamento com o professor da modalidade, o professor Ivair De Lucca, que em conjunto com duas professoras de Educação Física aperfeiçoavam esses talentos, que aos poucos se transformavam em base sólida para representar Florianópolis nos jogos escolares de Santa Catarina em diversas categorias e no futuro representar Florianópolis nos Jogos Abertos.

 

A prática do Handebol e o Reforço Escolar na ADIEE:

 

            Há que se ressaltar que para conseguir êxito nos resultados esportivos não se pode negligenciar o rendimento escolar. O treinador Prof. Ivair De Lucca, orientado pela Prof. Mafalada então coordenadora de Esportes e Educação Física, era exigido apresentar desempenho escolar para poder participar dos treinos e jogos oficiais pela ADIEE. Nos Sábados e Domingo, alem de treinos físicos, técnicos e táticos, o Prof. Ivair ministrava aulas de reforço de matemática, física e química aos atletas que apresentavam dificuldades na escola. Dessas equipes saíram grandes profissionais, dentre eles está o Professor Jailson Luis Columbi (professor do IEE e mais tarde técnico da Seleção Brasileira), Fernando Elias (prefeito de São José), Edwin Shuortz, Elias Gomes, Angélica da Silva, Elizabeth Rocha (cardiologista), Marcos Antonio Siqueira (professor do IEE), todas figuras importantes que começaram aqui no IEE.

            O IEE não se preocupava desde 1972 apenas em resultados, mas na formação dos jovens de forma geral, principalmente de caráter e cidadania. Entre as décadas de 70 e 90 a média de praticantes de handebol na ADIEE era de 600 alunos daí apareciam vários talentos que mais tarde viriam a representar Florianópolis.

 

Federação Catarinense de Handebol e os JASC 1974.

 

            Com a fundação da Federação Catarinense de Handebol, a ADIEE foi uma das instituições Esportivas que participou diretamente da fundação da mesma. Participou de todas as competições promovidas pela Federação entre os anos de 1974 a 1985, tendo conquistado os seguintes títulos:

Feminino:     Campeão Estadual Adulto entre 1974 e 1981, na categoria Juvenil campeão Estadual de 1974 a 1980 e na categoria Infantil de 1974 a 1978.

Masculino:   Campeão Estadual Juvenil entre 1975 e 1979.

Jogos Escolares: campeão de Florianópolis entre os anos de 1973 a 1978.

JESC:            Campeão Representado Florianópolis entre os anos de 1973 a 1979.

 

 

ADIEE e os JASC:

 

O Handebol foi colocado como modalidade oficial nos Jogos Abertos de Santa Catarina no ano de 1974, os jogos foram realizados em Criciúma. A ADIEE representou oficialmente Florianópolis nos JASC nos anos de 1974 a 1983, sagrou-se campeão 7 anos consecutivos sem perder nenhum jogo, somente em 1980 nos JASC de Jaraguá do Sul perdeu seu primeiro jogo oficial no Feminino.

Há de se resaltar também o trabalho dos professores Jailson Luís Colombi no handebol masculino e Alziro Antônio Golfetto no feminino. O professor Jailson foi inclusive técnico da seleção brasileira de cadetes, campeã sulamericana na Argentina nos anos 90. Mais tarde, assumiram as equipes femininas as professoras: Laura Franchin e Fernanda que desempenharam uma ótima função no trabalho de base para a FME de Fpolis. Já no final dos anos 90 assumiram os Professores Geraldo do Valle Pereira e logo em seguida o professor Edílio, nesta época o professor Sérgio Roberto Schmidt auxiliava tecnicamente o professor Jailson nas categorias de base.

                                                                          

No ano de 2011 a Professora Juliana Weigel assumiu as turmas, iniciando com toda base novamente. Hoje em dia a Professora Juliane ampliou sua carga horária e desenvolve os treinamentos de base nos naipes masculino e feminino das diversas categorias.

 

 

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode